sábado, 21 de agosto de 2010

A polêmica da vacina antirrábica

"A gata siamesa Nina, de 3 anos, dormiu quase 40 horas depois de ser vacinada" - G1

"Em apenas dois dias, 567 cães e gatos vacinados em São Paulo apresentaram reações, 38% delas consideradas graves, como cansaço extremo, falta de apetite, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias" - Ultimo Segundo

"SP suspende vacinação contra
raiva após morte de ao menos dez animais
" - R7

"é muito chato dizer isso para quem é o tutor do bichano, mas podem ocorrer óbitos em 0,01% a 0,03% dos casos, particularmente em felinos, mais sensíveis à fórmula" - ANDA o.O

E duvido muito dessa estatística, já que não se fala em outra coisa no Orkut e Twitter. São muitos (muitos mesmo!) relatos de animais com reações graves após a aplicação da antirrábica na campanha.

Você sabia...
.
- que um animal só deve ser vacinado se estiver saudável? Como o Zé das Couves que apRica a vacina na campanha do Governo saberá identificar se seu animal está ou não apto a receber a vacina e formar os anticorpos contra a doença esperada?

- que na clínica o veterinário deve examinar seu animal antes de vaciná-lo? E que esse "miniexame", cujo preço já está embutido no da vacina e é um DIREITO do cliente, deve incluir, no mínimo, auscultação, aferição de temperatura e palpação de linfonodos? (fonte: twitter cachorro_verde)

- que a aplicação da vacina é subcutânea e não intramuscular como a aplicada pelo Zé das Couves na campanha? (vários relatos no orkut e twitter sobre gatos que receberam a vacina intramuscular na campanha!)

- que por causa do risco de formação de fibrossarcoma em local de aplicação, felinos devem receber a antirrábica na pata? E que é norma entre veterinários atualizados aplicá-la na pata traseira direita? Onde será que o Zé das Couves apRica? Onde "der na telha"?

>> Esquema dos locais de aplicação (com fotos, mas em inglês): Pet Education
>>
Sarcoma de Aplicação em Felinos

- que a única preocupação do Governo é, obviamente, com a saúde pública, já que a raiva é zoonose? Quem deve se preocupar com o bem-estar do seu animal é VOCÊ!

- que a vacina antirrábica em clínicas particulares custa, em média, 25 reais (e seu animal ainda ganha uma miniconsulta)? E que se você não dispõe de 25 reais para gastar com seu pet, não deveria ter animais de estimação?

- que a antirrábica confere imunidade por bem mais de 1 ano?

>> Leia mais sobra a duração das vacinas: Vacinar: Com quais e quando?

Vacinar ou não, eis a questão!

Em relação à antirrábica da campanha, a resposta é meio óbvia, né? Mas em clínicas particulares, a resposta é...bom, leia os artigos abaixo, se informe, questione, converse com seu veterinário de confiança, forme sua própria opinião e decida o que é melhor para o SEU animal. ;)
___
Leia, leia, leia!
Reflexão sobre as mortes de cãe e gatos na campanha de vacinação

Polêmica das vacinas
Vacinação consciente de pets
Vacinação - tempo de mudanças
Estamos vacinando demais?
Vacinação anual é mesmo necessária?
Malefícios da vacinação excessiva de cães e gatos
Vaccination
___
Obs: as fotos nos links "Zé das Couves" me deixaram horrorizada! Como alguém pode expor seus animais de estimação a isso apenas para economizar uns trocados, pelamordequalquercoisa!! Sabe como a veterinária dos meus filhos peludos aplica a vacina? Fazendo carinho, numa sala toda fechada (à prova de fugas!). E apenas depois de dar uma geral neles, que inclui tudo o que foi citado acima (sobre a miniconsulta). Vacinar com um veterinário de verdade, numa clínica segura, vale cada centavo, garanto!
____

Foto
____
Atualização em 01/10/2010: novas diretrizes do WORLD SMALL ANIMAL VETERINARY ASSOCIATION (WSAVA) sobre vacinação de cães e gatos: http://www.wsava.org/PDF/Misc/VaccinationGuidelines2010.pdf

.................................................................................
Gostou do texto e das imagens, resolveu copiar e postar em outro lugar? Seja civilizado e cite a fonte. Não deixe de ler: Lincença de uso