segunda-feira, 1 de março de 2010

Cuidado ao doar gatos pretos!

Eu já perdi as contas dos emails "suspeitos" que recebi até hoje de esquisitos atrás de gatos pretos não castrados e, de preferência, com olhos amarelos. Hoje chegou mais um para a coleção:

"Por favor,estou atras de uma gata preta,com olhos amarelos,nova,se possivel recem nascisda" (sic)

Eu não sei o que é pior, se imaginar o que o "cerumano" pretende fazer com o bebê gato ou saber que não vai demorar muito para que um filhote "sob medida" caia em suas mãos, já que "protetor" desmiolado é o que mais tem por aí, sem contar os donos irresponsáveis que deixam suas gatas não castradas parirem como coelhas e depois distribuem os filhotes desesperadamente, para quem chegar primeiro (aliás, estes são os maiores culpados pela superpopulação de animais de rua, mas isso é papo para outro post!).

E parece que quase "todo dia é dia" de encher o prato de barro. Esses seguidores bitolados de pseudorreligiões já dão trabalho no final do ano, em outubro (halloween), na sexta-feira 13 (e os dias que antecedem a data) e agora, pelo que eu vi, parece que a
quaresma também faz parte da lista. Como se não bastassem todas as preocupações que as pessoas que resgatam já têm com os bichanos, ainda mais essa...é dose! :\

Então, se você tem um gato preto para doação, CUIDADO! Entreviste o adotante sem medo de parecer invasivo, faça quantas perguntas achar necessário. Faça também buscas no google com o nome do interessado, endereço de email e tel. ENTREGUE O ANIMAL PESSOALMENTE na casa do adotante. Se mesmo depois de tudo ainda sobrar um tiquinho de insegurança, NÃO DOE. Ouça seu "alarme interno". Melhor pecar por excesso do que por falta de zelo (aliás, deveria ser assim para gatos de qualquer cor, mas é essa é só a minha opinião...). Fica a dica.
-----
Artigos relacionados ao tema:
Dicas para doar um animal com segurança e responsabilidade
Paulistanos não podem adotar gatos pretos nas sextas-feiras 13
Cuidado com a doação de gatos pretos
Sangue de gato preto tem poder!
No Adoption of Black Cats During October 

.................................................................................
Gostou do texto e das imagens, resolveu copiar e postar em outro lugar? Seja civilizado e cite a fonte. Não deixe de ler: Lincença de uso 

9 comentários:

Flavia Alves disse...

Seu blog é um dos meus favoritos, Cass. Parabéns pelo post sobre os cuidados com as doações de pretinhos. Perfeita sua colocação sobre precisarmos ser cuidadosos com TODAS as cores (especialmente com pretos e brancos, claro).

Bjs!!! =^.^=

Me Adota? disse...

Obrigada, Flavia. :}

Anônimo disse...

achei interessante e altamente esclarecedor o seu artigo. tenho gato há sete anos e nunca ouvi uma coisa dessas.veja vc até onde vai a maldade humana. um forte abraço.

Me Adota? disse...

Obrigada. :)

Unknown disse...

Eu recolhi da rua um gatinho preto de olhos amarelos. O nome dele e Zé e ele é a coisa mais doce do mundo. Já está castrado e tem hoje 7 meses. Ele e a "irmã" Chou, uma gata toda branca com um olho azul e outro verde de 1 ano e 8 meses, formam uma dupla linda. Depois de ler este post tremo só de pensar o que poderia ter acontecido com meu Zé, e fico ainda mais feliz de tê-lo acolhido. Não consigo imaginar como alguém poderia fazer mal a um ser tão lindo.

Me Adota? disse...

Sorte do Zé ter encontrado alguém para protegê-lo. ;)

Maria Betânia disse...

Eu hem! Que onda...!
Tô pasma, pois tenho uma gata preta
de olhos amarelos, foi jogada no quintal de minha casa ainda bb, estava toda sujinha e tinha as patas tortas, amo esta gata mais que tudo, ela é minha grande companheira, chego a chorar de saudade ás vezes quando passo muito tempo fora. Não tinha idéia de que um gato preto pudesse ser tão requisitado para fins macabros.
Teu blog é incrível parabéns.

Me Adota? disse...

Obrigada, Maria Betânia. :)

Pois é, infelizmente os gatos pretos são alvos desses malucos. Um caso recente, da ONG Adote um Gatinho:

"Recebemos este apelo hoje pela manhã. Quando dizemos que lugar de gato é dentro de casa e que é preciso ter cuidado redobrado com os pretinhos é coisa séria! O gatinho alvo da macumba está a caminho.

"Meu nome é Paula, eu tenho 15 anos e moro em uma comunidade aqui na região do Grajaú, na cidade de São Paulo.
Ontem, eu vi uma coisa que nunca tinha visto na minha vida. Pessoas tavam fazendo uma macumba na passagem aqui na comunidade em que moro. Jogaram farofa e bebida, pregaram o gato numa madeira cheia de desenho e largaram ele lá, cheio de vela em volta. Era trez adultos. Um coisa super cinistro. Quando eles foram , dei um tempo fui lá..ele não tava nao pregado, tava amarrado com fita vermelhas e pretas, tinha uma parte do pelo das costas raspado e tinha sangue lá. Ele tava vivo.Voltei em casa, chamei minha mãe a gente tirou ele daquilo lá e trouxe ele para casa. A gente limpou ele todo, minha mae olhou e ele não tem machucado..."

Texto completo aqui:
http://www.facebook.com/adoteumgatinho/posts/10151091139621314

Teresa Raquel disse...

Parabéns pra você paula,atitude muito corajosa da sua parte,o pior bicho é o ser humano, a bíblia diz que o homem é a imagem e semelhança de Deus,mas tem gente que é a imagem e semelhança de outra coisa.