domingo, 16 de maio de 2010

Como telar o muro da sua casa

Morar em casa não é desculpa para ser irresponsável

Gatos com livre acesso à rua costumam viver, em média, de 3 a 5 anos (contra os mais de 20 anos que poderiam viver!) e suas mortes são sempre trágicas e terrivelmente dolorosas. Para evitar que seu bichano seja esmagado pelas rodas de um carro, retalhado por cães, sofra maus-tratos inimagináveis nas mãos de pessoas ruins ou contraia doenças graves e incuráveis de animais de rua (como FIV e FeLV), a única solução é a criação indoor.

Como telar

Telas inclinadas, como as das fotos 1 e 2, impedem que o gato escale o muro e fuja para a casa do vizinho ou para a rua.
Mesmo que seja "impossível" telar seus muros, nada impede que suas janelas sejam teladas e seus gatos criados como se vivessem num apartamento. Neste caso, o comprometimento de todos os moradores da casa é fundamental, já que o cuidado em manter as portas fechadas deve ser constante.
Outra alternativa viável é construir um gatil, que pode ter ligação com uma das janelas da casa. Alguns exemplos:
Catio Showcase
Cat enclusures
Outdoor Cat Enclosure (com muitos outros links no final da página!)

Muitas fotos de telas em janelas, muros, sacadas, portões, etc:
Modelos de telas
A importância das redes de proteção
Telas em árvores

Sistema interessante que usa cilindros de madeira no topo do muro, que rolam quando o gato tenta escalar, impedindo que o espertinho escape (para fotos, clicar em gallery): http://www.katzecure.com/index.php
Sistema similar, mas com canos de PVC:
http://www.kittyklips.com/basic.htm

LUGAR DE GATO É DENTRO DE CASA!

Para ler, se informar e evoluir:
Gatos que não têm acesso à rua vivem mais e melhor
Criando Donos Responsáveis
Gatos não somem!
Gatos devem ser livres?
A importância da criação Indoor
Optar por um gato preso ou um gato solto

.................................................................................
Gostou do texto e das imagens, resolveu copiar e postar em outro lugar? Seja civilizado e cite a fonte. Não deixe de ler: Lincença de uso 

23 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!! É realmente importante telar! Aqui em casa é tudo telado. Ótimoslinks! Beijos

Tiago disse...

AMU GATUS.
Pena que não tenho espaço p/ alguns, mas pretendo ter breve.

pedro roberto-jacarei-sp disse...

ODEIO GATO, MAS RESPEITO QUEM GOSTA, MAS COMO SERIA BOM SE FOSSE RECÍPROCO.
A MATÉRIA É EXCELENTE PORQUE SERVE PROS DOIS LADOS.
SE O ANIMAL É SEU PORQUE O ÔNUS DEVE SER MEU(xixi, coco, barulho...)
MANTENHA-O EM CASA COMO SE FOSSE APARTAMENTO E MOSTRE SEU AMOR POR ELE LEVANDO-0 PARA PASSEAR COM COLEIRA, COMO EU FIZ QUANDO TINHA CACHORRO.
JÁ ACABEI COM 2 JARDINS E AGORA ESTOU TELANDO TUDO.
RESPEITEM PARA SEREM RESPEITADOS.

Unknown disse...

@Pedro Roberto

Ao iniciar seus argumentos com a expressão "odeio gato" será que você está mesmo respeitando aqueles que ao contrário de você são apaixonados por gatos?

Enfim, cães latindo ou bebês chorando também podem incomodar mas será que é justo definir limites para a casa dos outros?

Utilizo a tela para manter a segurança dos meus animais não necessariamente para não incomodar os outros. Afinal mesmo tendo muito cuidado não posso evitar que um deles se sinta aborrecido ou solitário a noite e se torne incomodo para meus vizinhos... se você refletir melhor vai perceber que todos, inclusive você mesmo, terminam incomodando o outro de alguma maneira.

Marcia Dib disse...

Preciso da opinião de vocês, estou muito preocupada! Telei todo o apartamento antes de ter gatinhos. É uma tela de acrílico, comum, que foi garantida pelo instalador. Mas o gatinho roeu todas as telase agora tenho mantido as janelas fechadas. Qual é o melhor material e tamanho para as telas? Vocês podem me ajudar? Obrigada!

Me Adota? disse...

Parece que o melhor material é o polietileno. Tem debate sobre o assunto aqui:
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=111274&tid=5607550550523770104

Diferença entre polietileno e poliamida:
http://www.protegeredesetelas.com.br/?pag=polietileno

Me Adota? disse...

Existem também produtos para gatos pararem de roer objetos (não sei se realmente funcionam, pois nunca precisei usar com os meus), como o Bitter Max:
http://www.petcompre.com.br/produtos_det.asp?p=produtos&c=82&sc=156&cod_produto=6586&r=2

Me Adota? disse...

Ah, para gatos o tamanho da malha deve ser de 5x5 cm. É bom tb pedir para que os ganchos não fiquem distantes um do outro mais que 15 cm.

Angélica Fernanda disse...

Tenho um gatinho de 6 meses que encontrei na rua, quando era bem novinho. Hoje ele é a alegria da casa. Ele geralmente fica dentro de casa que é telada, mas as vezes fico na dúvida se ele e feliz sem poder andar por aí. sempre saio com ele no quintal que não e pequeno e até tem uma árvore e plantas que ele escala.

Me Adota? disse...

"as vezes fico na dúvida se ele e feliz sem poder andar por aí"

O "por aí" é cheio de perigos que ele não precisa correr (se vc quiser que ele tenha uma vida longa, é claro). Mas gatos tb sofrem de tédio, ainda mais se forem solitários. Adote mais um ou enriqueça o ambiente do seu bichano, brinque mais com ele. Não é complicado fazer um gato feliz. :)

http://www.bichosaudavel.com/enriquecimento-ambiental-gatos-mais-felizes/

http://me-adota.blogspot.com.br/2010/01/gatos-que-tem-companhia-sao-mais.html

Me Adota? disse...

Ainda sobre o "por aí", resultado de uma pesquisa feita nos EUA, utilizando câmeras nas coleiras de gatos com livre acesso à rua:

"Além de se enfiarem em bueiros e coisas do gênero, eles foram flagrados atravessando locais perigosos (45%), comendo ou bebendo tralhas pelo caminho (25%) e se enfiando em locais que poderiam mantê-los presos (20%). Para completar, 30% deles se divertem brincando de caçadores quando estão fora — o que é esperado. Eles matam cobras e sapos (41% no caso dos EUA), pequenos mamíferos (25%), insetos (20%) e pássaros (12%). E na maioria dos casos fazem isso por diversão: eles comem apenas 30% dos animais que matam fora de casa"

http://juliapetit.com.br/quatroolho/espiando-3/

MARILIA disse...

Vocês comentaram que o melhor material para tela é o Polietileno. Quero fazer uma tela/cerca inclinada no muro. Essa polietileno não é muito frágel???
marilia.silva2@gmail.com

Me Adota? disse...

O polietileno, segundo informações contidas no link postado anteriormente, é o material mais resistente para telar janelas de apartamentos, portanto, o menos frágil.
Para telar muros podem ser usadas telas "de galinheiro", que são mais baratas. Parece que as revestidas com zinco duram mais. Tem um tópico no orkut sobre o assunto:
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=111274&tid=5664423566873479407

Bruno disse...

Sera q telar o muro, mesmo com a tela voltada para dentro impede o gato de escalar e sair? Tenho vontade de fazer mas me disseram q eles saem mesmo assim...

Me Adota? disse...

Se a tela for alta e inclinada, acho difícil que o gato consiga escapar, a não ser que tenha árvore, churrasqueira, carro estacionado ou qualquer coisa que possa ser usada como "escada".

Pesquise modelos no google. Em inglês você encontrará mais ("cat fence").

Mais fotos:
http://avidacomgatos.blogspot.com.br/2013/04/a-polemica-das-telas-em-casas.html

http://blogdogatocampinas.blogspot.com.br/2009/08/as-telas.html

Me Adota? disse...

Também é possível criar um espaço restrito, como um gatil, ao ar livre. Os gringos chamam de "catio", "outdoor enclosure" ou "cat enclosure", pesquise por esses termos no google!

Dezenas de fotos:
https://www.facebook.com/HappyCatEnclosures

Me Adota? disse...

Mais fotos:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.141894219310937.29668.141519242681768&type=3

www.tudocondominio.com.br disse...

Gostaria de destacar a necessidade de instalação de redes de proteção para gatos e cachorros em apartamentos e casas para proteção dos animais.
Uma forma de receber varios orçamentos ao mesmo tempo e pagar até 60% mais barato e acessar o site www.tudocondominio.com.br
contato@tudocondominio.com.br
Tel:(11)2509-2605
Tel:(11)96857-8705 SP
Redes de Proteção

Faixa11 disse...

Olá, meus gatos sempre viveram no apartamento comigo, mas estou comprando uma casa para que eles sejam mais livres, e não quero que eles fujam. Gostaria de saber se vocês do blog ou algum leitor tem essa cerca em cima do muro e se ela é eficaz para manter os bichanos dentro da segurança do lar. Obrigada, Petiane Petinelle

Me Adota? disse...


Eu moro em apartamento, mas achei esse outro blog, veja se ajuda:

http://blogdogatocampinas.blogspot.com.br/2009/08/as-telas.html

Unknown disse...

Tinha cinco gatos. Mas um se destacava, era um amigo fiel e companheiro para todos os momentos.
Pois justo ele sumiu. E não voltou mais, castrado, nunca tinha saído antes...
Estou em um momento de terrivel tristeza.
Agora decidi ver como proteger o ggato de fugas e vi que é totalmente possível.
Vou construir aquela cerca inclinada nos muros do meu terreno.
Qual seria o nome daquela haste inclinada?

Abç

Me Adota? disse...

Não sei te dizer, Thiago. Talvez seja necessário mandar fazer numa serralheria. Ou contratar uma empresa especializada em redes de proteção. Poste aqui quando descobrir como fazer, pode ajudar outras pessoas. ;)

Unknown disse...

Boa tarde!
Trabalho com redes de proteção pra gatos,cachorro,calopsita e crianças!
Trabalhamos com várias orgs de adoção de gatos.
Todas para janelas sacadas muros cobertura de apartamentos serralheria!
Empresa: asd redes de proteção
www.asdredesdeprotecao.com.br
11 3715-6989/94423-7178
Atendemos em São Paulo litoral interior!
Proteja quem mais você ama!!!!!