quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Como aumentar o consumo de água do seu gato

[Atualizado em janeiro de 2013]
 
Seu gato bebe a quantidade suficiente de água? Você pode até achar que sim, mas o mais provável é que ele beba muito menos do que deveria, principalmente se é alimentado exclusivamente com ração seca, que contém somente 10% de água em sua composição. E se você mantém apenas um mísero pote de água em casa, é mais improvável ainda que seu gato esteja se hidratando de forma adequada. 

"A ingestão inadequada de água pode predispor o gato a manifestar desidratação, problemas renais e formações de cálculos e cristais urinários, bem como levar à retenção crônica de fezes"Qual o melhor alimento e quantidade de água para o meu gato?

"Os gatos são carnívoros verdadeiros, ou seja, utilizam como principal fonte de energia as proteínas dos alimentos. Outra característica dos felinos é que são animais desidratados por natureza, e tendem a tomar pouca água e concentrar a urina" - M.V. Raquel Redaelli  

"Segundo a literatura, os gatos machos castrados são mais predispostos às DTUIFs. Porém, na experiência clínica, grande número de gatos inteiros estão sendo afetadoss, tanto por obstruções quanto por cistite, esta muito comuns também nas fêmeas. Os principais fatores relacionados com a síndrome são o sedentarismo, a obesidade, gatos que vivem em ambientes internos, que comem apenas ração seca e consomem pouca água diariamente. Com a associação desses fatores, a urina fica mais concentrada, predispondo o acúmulo de minerias" - M.V. Raquel Redaelli, especialista em felinos

Como fazer seu gato beber mais água

Aumente o número de potes pela casa

Os potes devem ficar em locais de passagem, como corredores, cantos de portas ou o local preferido para dormir. Gatos são criaturas preguiçosas, não vão sair do sofá macio e andar até o distante pote de água sem que a sede esteja realmente intensa. Espalhar potes pela casa é muito importante e funciona!

*Atenção: não esqueça de renovar a água diariamente!

Água corrente, filtrada ou mineral?

"Também recomenda-se que sejam colocados mais bebedouros ou vasilhas em locais diferentes da casa, para que ele tenha sempre água à disposição quando desejar. Nunca deveremos nos esquecer que a água é um fator muito importante na prevenção da FLUTD" - Dicas úteis para prevenão de FLUTD
.
Escolha corretamente os materiais e o tamanho
Prefira potes de porcelana, vidro ou aço inox, que conservam a água fresca, são mais fáceis de limpar e evitam problemas como a "acne felina". A maioria dos gatos prefere potes largos, para que seus bigodes não encostem nas bordas.

"Gatos gostam de vasilhas rasas e largas, para que suas vibrissas (bigodes) não toquem no pote. Procure deixar as vasilhas distante das caixas de areia" - M.V. Raquel Redaelli

* Atenção: nada de produtos perfumados na hora de higienizar os potes, prefira detergentes neutros!

Aqui você encontra as vantagens e desvantagens de cada material e dicas para higienizá-los corretamente:
Potes de plástico, alumínio, inox, vidro, cerâmica...qual escolher?

Experimente fontes de água corrente
Há vários modelos no mercado como a Fresh Flow ou a Raindrop, que realmente aumentam (e muito!) o consumo de água dos bichanos, principalmente daqueles que adoram beber água da torneira. Vale o inve$timento.

"A ingestão de água é um tópico muito importante, já que alguns animais param de beber se a água estiver suja ou a vasilha não for adequada. Os gatos naturalmente preferem água corrente, pois é uma água que não retém impurezas, como a água parada, por isso o sucesso das fontes para gatos" - M.V. JOICE PERUZZI

Adicione alimentos úmidos à dieta do seu gato
Veterinários especialistas em felinos recomendam uma dieta mista (ração seca + úmida) para ajudar a aumentar o consumo diário de água. Ração úmida NÃO é "petisco", muito menos um alimento "maligno" que deve ser evitado a todo custo, como insistem em afirmar muitos "veterinários de cachorro" desinformados ou os tontos repetidores de mitos. Ração em lata é ração, tão balanceada quanto a seca, com a vantagem de ter cerca de 80% de água em sua composição.

(clique na imagem para aumentar)
"Para a prevenção de todas as DTUIFs, é essencial estimular a ingestão de água. Lembre-se que gatos gostam de água fresca, em recipientes amplos, e de água corrente. Vale qualquer coisa: água direto da torneira, água no box do banheiro, uso de fontes, e inclusive associar as rações úmidas à dieta de gatos predispostos!" - M.V. Raquel Redaelliespecialista em felinos

"Os gatos precisam ser estimulados a ingerir água. Devemos reconhecer de que maneira nosso gato gosta de tomar água: água corrente, no box do banheiro, em vasilhas grandes, etc. É importante deixar água sempre limpa, fresca e à vontade. Além disso pode-se fornecer diariamente uma porção  de ração úmida (lata ou sachet), que contém alto teor de água e é pouco calórica. Essas condutas favorecem a hidratação do paciente e ajudam a prevenir doenças renais e urinárias" - M.V. Raquel Redaelli, especialista em felinos

"O alimento úmido (enlatado) é uma excelente opção, pois além de ser completo e balanceado, possui uma alta porcentagem de água, promovendo o aumento do volume urinário e diminuindo a concentração de solutos na urina" - Dicas úteis para prevenão de FLUTD.
.
Potes de água X decoração
Algumas pessoas torcem o nariz para a ideia de espalhar potes de água pela casa com medo de “estragar” a decoração. Não é necessário encher a casa com potes tradicionais cheios de patinhas, ossinhos e peixinhos. Potes de "gente" servem muito bem e são mais bonitos e discretos. 
.
1. Submarino ; 2. Etna; 3. Etna; 4. Benedixt; 5. Benedixt; 6. Tok&Stok; 7. Submarino.
.
Mais sobre o assunto


*texto atualizado em 04 de janeiro de 2013
.................................................................................
Gostou do texto e das imagens, resolveu copiar e postar em outro lugar? Seja civilizado e cite a fonte. Não deixe de ler: Lincença de uso 

12 comentários:

Gata Lili disse...

adorei o post. muito esclarecedor. vou já passar estas recomendações para a mamãe!

Nice disse...

Que interessante. O meu Mingau bebe muita água, mas prefere tomar direto na torneira...ele adora água fresquinha.

Cass disse...

Obrigada, Lili. ;)

Alguns gatos preferem água corrente, mas nem sempre tem gente em casa para abrir a torneira, né, Nice? Aqui eu resolvi o problema comprando uma fonte (a Fresh Flow).

Anônimo disse...

Ótimo texto. Citei na minha comunidade da Toca dos Gatinhos:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=26307574&tid=5400467315073343121&na=4

Bjs

tocadosgatinhos disse...

Ops, acho que comentei sem estar logada ou com outro perfil que estava logado aqui,...

Cass disse...

Obrigada. Adicionei seu blog aqui. ;)

Anaify disse...

A ração em lata realmente idrata mais o gato, mas por ser úmida,ajuda no aumento do tártaro, e essa é a vantaguem da raçõ seca, existem ração seca que previne tártaro. A postaguem tá ótima, me ajudou, pois uma das minhas gatas, não bebia água de jeito nenhum na tigela, por que ela gosta de água corrente!

Me Adota? disse...

Esse papo de ração úmida "causar" tártaro é mito.

"A grande crítica às rações de lata é a suposição de que causam mais “tártaro” nos gatos, por serem molinhas e úmidas. Mas a verdade é que a maioria dos gatos comem ração seca e mesmo assim desenvolvem doença periodontal. Na verdade, alguns veterinários acreditam que a presença de amido (abundante nas rações secas convencionais) é justamente um fator predisponente, pela fermentação do amido na boca. E se engana quem pensa que o gato mastiga adequadamente os grânulos de ração seca. No máximo, quebram algumas “bolinhas” com os molares e mandam pra dentro. Quem já viu regurgitação de gato, observou que a ração seca foi devolvida do mesmo jeito que entrou: inteirinha. Essa quebradinha com os molares não é suficiente para limpar os dentes"
(trecho do artigo escrito pela veterinária Sylvia Angélico)
http://www.maedecachorro.com.br/2011/11/como-escolher-a-melhor-rao-para-o-meu-gato-parte-2.html

Hedgehog disse...

Lembrando sempre que a água deve ser trocada todos os dias e todos os potes devem ser lavados com água e sabão para evitar que o mosquito transmissor da dengue se prolifere em casa.

Me Adota? disse...

Só gente muito negligente, preguiçosa e porca poderia correr o risco de infestar a casa com mosquitos da dengue, já que os potes de água deveriam ficar com a água parada, sem troca, por uns 10 dias! Ewww!!

"Do ovo à forma adulta, o ciclo de vida do A. aegypti varia de acordo com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro, uma vez que a competição de larvas por alimento (em um mesmo criadouro com pouca água) consiste em um obstáculo ao amadurecimento do inseto para a fase adulta. Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana: assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido"

Fonte (mais confiável não há): http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/oportunista.html

A troca semanal já seria suficiente para evitar a dengue, mas no texto fica claro que a troca deve ser DIÁRIA.

:)

sinara disse...

boa tarde meu gato balu,macho de repente começou a ter uma diarreia só de segurar tava soltando,na casa de veterinária me receitaram um pó para diluir na agua para ele tomar,bem eu dava na boca dele por uma seringa,mas ele esta muito magro,e com a pelagem feia o que devo fazer obgda,para ele da uma engordadinha,como era antes,ah e como faço para dar banho nele pois ele me arranha todo............obgda

Me Adota? disse...

É necessário investigar a causa dessa "magreza", né? Sem exames fica difícil. Talvez procurar outro veterinário ajude.