domingo, 30 de dezembro de 2007

VOCÊ PRATICA A POSSE RESPONSÁVEL?

Veja o que é necessário

CASTRAÇÃO – pessoas responsáveis e bem informadas castram seus animais. A castração não evita “apenas” ninhadas indesejadas, mas aumenta a expectativa de vida do seu peludo, previne tumores e doenças no sistema reprodutor. Leia mais:

Castração precoce
Castrar é pilar fundamental da posse responsável
Piometra

Piometra (foto de um útero de gata doente ao lado de um sadio - sim, o sadio é aquela coisinha minúscula ali no canto!)

• LUGAR DE GATO É DENTRO DE CASA – pessoas civilizadas e sensatas não criam seus animais largados pela vizinhança. Dono responsável mantém seus animais protegidos dos perigos das ruas (atropelamentos, envenenamentos, maus-tratos, doenças graves, etc).

Gatos que não têm acesso à rua vivem mais e melhor
Como telar o muro da sua casa

• TELAS NAS JANELAS - quem mora em apartamento deve instalar redes de proteção em TODAS as janelas/basculantes/sacadas/varandas. Gatos caem e morrem e, acredite, não têm 7 vidas.
A importância das redes de proteção
Telas nas janelas!
Por que mamãe não colocou telas nas janelas? Olha o que aconteceu comigo!
Obs: apartamento térreo também precisa de telas, neste caso para evitar fugas!

CAIXA DE TRANSPORTE - gatos jamais devem sair de casa sem que estejam seguros dentro de uma caixa de transporte! Não importa se o animal é manso, se "foi acostumado desde pequeno", "adora" passear de carro ou se o veterinário atende em domicílio. A caixa de transporte é um item essencial para quem tem gatos. Se você ainda não tem, trate de comprar uma já!
Caixa de transporte - um item essencial
Como transportar animais em carros

ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE - é o cuidado mais básico. Não seja mesquinho, ofereça a melhor ração que puder comprar (inclusive úmida, superindicada para aumentar o consumo de água dos gatos!), sempre em sacos fechados e nunca a granel! A saúde do seu bichano agradece!
Perigos das rações a granel
Benefícios dos Alimentos Úmidos (em sachês e em latas)

Como escolher a melhor ração para o meu gato - parte I
Como escolher a melhor ração para o meu gato - parte II (sobre ração úmida)

 ATENDIMENTO VETERINÁRIO - quem decide criar um animal precisa ter condição financeira para arcar com gastos veterinários sempre que necessário. Escolha o veterinário pela competência e não pelo preço da consulta! E nunca, NUNCA medique seu gato por conta própria, seguindo conselhos de "achistas virtuais” ou vendedores de pet shop. Pessoas responsáveis não brincam com a saúde de seus animais! 
A vida do seu gato está nas mãos de um bom veterinário? (inclui lista de especialistas em felinos)
Medicamentos tóxicos

CUIDADOS DIÁRIOS – cuidar de um animal é muito mais do que encher o pote de ração. Escovação dos pelos, limpeza diária das caixas de areia, renovação da água dos potes, assim como atenção e brincadeiras são indispensáveis. Falta de tempo ou cansaço não é desculpa para NEGLIGENCIAR o animal que você DECIDIU criar. 
Como administrar bem a caixa higiênica
Descobertas que ajudam a cuidar bem do seu gato
Como dar bem-estar aos gatos

ABANDONAR JAMAIS - gatos podem viver mais de 15 anos (alguns passam dos 20 anos!) e não são objetos descartáveis. Adoção é um compromisso sério que deve durar toda a vida do animal. Pense nisso ANTES de adotar.
Adoção é um ato de responsabilidade, você está preparado?
Antes de adotar
Você está pronto para adotar um gato?
Motivos para NÃO ter um gato
_____________________________________________
basedo no texto "O que é posse responsável?" do site Adote um Gato (que mudou de nome e agora se chama Resgatinhos)


..................................................................................................
Gostou do texto e das imagens, resolveu copiar e postar em outro lugar? Seja civilizado e cite a fonte. Não deixe de ler: Lincença de uso

Nenhum comentário: