quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Coleiras para gatos

Pensando em comprar uma coleira para o seu gato? Escolha levando em conta a segurança e não a estampa, pois o modelo errado pode colocar a vida do seu bichano em risco. A função da coleira não é enfeitar o animal, mas identificá-lo e permitir que seja devolvido em caso de fuga. Aliás, exatamente por isso, não faz o menor sentido que a coleira não tenha placa de identificação com o telefone ou celular do proprietário/guardião.

Anjo da Guarda - Bayer Pet
Max Identidade - Total Alimentos

“Gatos ficam lindinhos com coleiras, mas muito cuidado na hora de escolher. Como eles são ágeis, escalam, pulam, se enfiam em buracos, a chance de se enforcarem é grande. Por isso, as coleiras devem ser totalmente de elástico. Em caso de necessidade, ele conseguirá se soltar”AUG

Coleiras de elástico são consideradas mais seguras para gatos em todos os artigos que eu li em blogs/sites nacionais, mas será que realmente não oferecem riscos? Leia o tópico “cuidado com as coleiras elásticas” (orkut) e tire suas próprias conclusões.

Nos sites gringos as mais recomendadas são as "breakaway cat collars", que abrem sozinhas se o gato fizer pressão/força para se soltar de algum obstáculo, evitando enforcamentos acidentais.

É possível encontrar as breakaway collars na loja física da Cobasi, nas lojas virtuais Smartpet (todos os modelos da marca Rogz) e Pet Premium (modelo Safety da marca Jambo Pet).

Tamanho certo
O ideal é que, fechada, a coleira não escorregue pela cabeça, mas seja possível colocar dois dedos entre a ela e o pescoço do gato. Em filhotes é necessário verificar esse espaço constantemente, pois eles crescem.

How to Fit a Cat Collar

Guizo
Alguém me explica a utilidade do guizo na coleira de um gato de apartamento, que só vai "caçar" pássaros e ratinhos de brinquedo? Se o dono não for cego e precisar do barulho para localizar o peludo, o guizo não terá a menor serventia, a não ser azucrinar o bicho, que tem a audição muito melhor que a nossa. 

Bell collars could save native birds
Se quer escutar pássaros, feche o gato!

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Mais sobre o assunto

Do You Need a Breakaway Cat Collar?
Cat Collars...Here's What You Need to Know
Coleiras poderiam ajudar gatos a voltar para os donos

..............................................................................................
Gostou do texto e das imagens, resolveu copiar e postar em outro lugar? Seja civilizado e cite a fonte. Não deixe de ler: Lincença de uso 

9 comentários:

Lin disse...

Saudades das postagens !!!
Badulaques, roupas que não sejam para esquentar,coleiras que não sirvam para identificar são inúteis, irritam e estressam os bichos desnecessariamente.

Anônimo disse...

Quero comprar essa coleira, será que é segura mesmo? Tenho um medo enorme ...

Me Adota? disse...

Eu tb tenho medo, por isso os meus não usam, apesar de entender a importância da identificação, mesmo para gatos criados sem acesso à rua como os nossos. :/

marina disse...

Sei lá, eu acho melhor sem.
Eu tinha uma coleira azul, toda de elástico, com um peixinho pendurado pro Panetone, presente da madrinha dele. Coloquei no dia que ela veio visitar pra ela ver, meio contrariada, pois embora seja lindo pra foto acho desnecessário o tempo todo. Em determinada hora do dia, ele estava 'tomando banho', lambendo aquela parte do peito/pescoço e tal, que eles dão impulso com a cabeça pra poder alcançar, e, com um movimento de cabeça, a coleira ficou presa na boca dele, a boca aberta e a coleira no meio, o coitado sem conseguia tirar nem fechar a boca! Tirei na hora e agora é só pra foto e depois, coloco no macaco de brinquedo dele...

Me Adota? disse...

Os gatos tb acham melhor sem rs. Como eu disse anteriormente, os meus não usam, pq são criados com segurança e eu acho que o risco de fugirem é menor que o de se enroscarem com a coleira. Mas a identificação, num caso de fuga, é importante, não há como negar.

Andrea disse...

Não uso coleira nos meus gatos. A única vez que tentei foi com a Daphne. A coleira era de elástico, não tinha nenhum pingente, mas a unha dela ficou presa durante a madrugada. Acordamos pela manhã e minha cozinha parecia cena do CSI de tanto sangue (sem exageros). Até descobrirmos quem era/ o que era, passamos por momentos de angústia totalmente desnecessários. Por isso, nada de coleiras aqui. Eles não têm acesso à rua mesmo! bjs!

Unknown disse...

Coloquei coleira no meu gato e a mesma sumiu acho que vou deixar sem de agora em diante.
Gostaria que falassem sobre gatos que continuam fugindo mesmo depois de castrado (tipo o meu )

Me Adota? disse...

Larissa, no caso do seu gato que tem acesso à rua, uma coleira com placa de identificação é essencial!
Castração não segura gato em casa, infelizmente. Já demos dicas sobre isso, inclusive:
http://me-adota.blogspot.com.br/2010/05/como-telar-o-muro-da-sua-casa.html

Me Adota? disse...

"Usando monitoramento por GPS, a empresa descobriu que alguns animais chegam a se afastar até três quilômetros de casa durante a noite" - sobre uma pesquisa com gatos criados 'livres' (veja as fotos, são impressionantes!):
http://www.hypeness.com.br/2016/06/monitoramento-via-gps-mostra-que-gatos-dao-voltinhas-imensas-na-madrugada/