quinta-feira, 28 de maio de 2009

Plantas tóxicas para os bichanos

Plantas ornamentais são lindas, mas nem sempre tão inofensivas quanto aparentam.

"Os sintomas de intoxicação são inespecíficos, como: vômito, apatia, falta de apetite, diarréia e febre. Algumas destas plantas também podem provocar lesões irritativas em pele (dermatites) e mucosas, através do simples contato físico.
A suspeita de intoxicação por plantas é confirmada muitas vezes pela presença de restos do vegetal no ambiente do animal ou juntamente com o vômito e as fezes."
- Dr. Marcos Fernandes

** Se o animal apresentar sintomas de intoxicação, corra para a clínica veterinária! Seja responsável, nada de medicar por conta própria usando a receita da avó do irmão do tio do padeiro da esquina ou "esperar para ver se passa"! **

Plantas que devem ser evitadas:

  • Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta)
  • Costela-de-adão, dragão fedorento, 7 facadas (Monstera sp)
  • Orelha-de-elefante, orelha-de-burro, pulmão-de-aço (Alocasia sp)
  • Espirradeira (Nerium oleander)
  • Umbrella Tree (Schefflera spp., Brassaia arboricola)
  • Mamona (Ricinus comunis)
  • Iris
  • Tulipa
  • Azaléa (Rhododendron sp)
  • Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrina)
  • Cipó-imbé, barra-de-macaco, filodendro (Philodendron sp)
  • Narciso
  • Alamanda (Allamanda cathartica)
  • Saia branca, Trombeta (Datura stramonium)
  • Dracena
  • Dedaleira (Digitalis purpura)
  • Amarilis (Hippeastrum spp)
  • Hortência (Hydrangea spp)
  • Tinhorão (Caladium spp)
Para ver a lista completa, fotos e detalhes sobre os sintomas, visite o site Beco dos Gatos, fonte deste post.
Veja também: "O perigo das espécies tóxicas"
Lista enorme de plantas tóxicas e não tóxicas, com fotos: ASPCA
_____
imagem

10 comentários:

Bruno disse...

Gostaria de plantar grama no cercado onde meus gatos estão. Qual o tipo ideal de grama p eles, inclusive q possam comer qdo precisarem???

Me Adota? disse...

Eu planto milho e catnip ("erva dos gatos") para os meus. Você pode plantar também trigo, centeio, aveia...leia este texto com dicas de uma veterinária:
http://www.gateiro.com.br/entrevista-graminha-para-gatos/

Bruno disse...

Bruno: eu de novo; Fiz o gatil (caseiro). A gata,(e 2 machos) está mto estressada com os machos. Rosna, bate e acaba apanhando às vezes. Será q outra gata, mesma faixa etária ou + nova, ajudaria na cia, deixando-a mais amigável ou até pioraria os 3, pelo fato de ser uma " estranha" a eles? O q acha???

Me Adota? disse...

Acho que pioraria.
Tem que descobrir pq ela está tão estressada e tentar resolver isso. São todos castrados?

Bruno disse...

São sim. É q sempre viveram soltos, por 6 anos. Ontem é q os coloquei lá dentro. Mas ela sempre foi "fresca" c eles... Mas como eram soltos, se virava. Agora está em um espaço até grde p os 3, mas tendso q conviver c eles.... Qdo estou lá dentro, brinca comigo de boa... Mas qdo um deles chega perto, já começa....

Me Adota? disse...

Não sei como é o gatil, mas é importante que ela tenha lugares para se sentir segura (prateleiras, se gostar de altura ou tocas, se gostar de se esconder).
Tem várias dicas aqui:
http://jacksongalaxy.com/category/catification/

Bruno disse...

Vou olhar mas fiz com prateleiras internas e externas, uma rampa p subirem ao telhado, as casinhas deles, bebedouro tipo fonte, graminha,terra, areia, cimento, enfim, de repente é adaptação...

Me Adota? disse...

É, pode ser.
Você publicou fotos do gatil em algum lugar? deve ter ficado muito bacana.

Bruno disse...

Postei nada, ficou meio q pronto ontem.... Ainda falta pintar mas tô achando q vou deixar assim mesmo. até pq se soltar os gatos, duvido q voltem p lá... rsrsrsr

Me Adota? disse...

Bom, se decidir publicar fotos em algum lugar, deixe o link aqui, pode ajudar outras pessoas (e vai matar minha curiosidade haha). :)