sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Licença de uso

Informações sobre guarda responsável, saúde, manejo e comportamento felino podem e devem ser disseminadas, para que mais e mais pessoas possam melhorar a qualidade de vida de seus gatos e é exatamente essa a função do meu blog, por isso eu não me incomodo que meus textos sejam copiados, desde que o "copiador" não esqueça de citar a fonte e inclua um link para o texto original. O mesmo vale para as fotos, claro. ____________________

O que é permitido fazer:

- Reproduzir os textos e imagens deste blog citando a fonte, com redirecionamento para o link original

O que NÃO é permitido fazer:

- Utilizar o conteúdo deste blog para fins comerciais
- Alterar o conteúdo publicado neste blog

Respeitando essas regrinhas básicas de civilidade, crianças, podem brincar com o "Ctrl C + Ctrl V" à vontade. :)
____________________

Exemplos práticos:

uma veterinária publicou um post meu em seu blog (ótimo, aliás) com os devidos créditos:
http://blogfelino.wordpress.com/2012/01/17/bolas-de-pelos-dos-gatos/
Coisa de gente civilizada, que não foi criada na selva por orangotangos. :)

- já essa criadora de cães de raça não só publicou um post meu sem crédito algum, como modificou o texto para "caber" em seu "blog canino". Eu deixei recado reclamando e o que ela fez? Aceitou o comentário, mas ignorou a reclamação. O post continua lá, sem os créditos, como se ela fosse a autora! Comportamento antiético, deselegante, desnecessário.

Texto original meu: Não dê animais de presente de Natal, dê livros!

Plágio: Presente de Natal?

Detalhe interessantíssimo: no blog da fulana tem aviso sobre plágio!

"Sobre utilização de conteúdo
Você não pode:
- Reproduzir artigos do blog em sua totalidade (na íntegra), assumindo a autoria do texto. Isso é plágio e configura crime de acordo com a Lei 9.610-9
Você pode:
- Reproduzir trechos dos artigos do blog com a condição de que o link para o referido artigo seja inserido"

Shame on you!

Atualização em fevereiro de 2013: fiz uma denúncia formal ao Google, que desativou o post da fulana por violação de direitos autorais. Fica a dica para quem tiver seus textos plagiados: Como denunciar plágio ao Google

____________________
Licença Creative Commons
This work by Cassandra Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.

Nenhum comentário: