"Roupas, acessórios, aparelhos eletrônicos, etc, etc, etc. Sei que muita gente não consome nada disso a não ser que seja "de grife", mesmo que alguns similares apresentem preços extremamente mais baixos e uma qualidade similar ou superior.
Posso até, me esforçando um pouco, tentar compreender que alguém dê muito mais valor a um produto cuja "grife" lhe faça sentir uma superioridade em relação aos demais de sua comunidade, quando essa marca é exclusividade de uns poucos. É a busca de uma diferenciação social baseada na propriedade de bens materiais.O produto se torna um meio de ascensão e não um objetivo em si, ficando, assim, em segundo plano.
Não entro em discussão quanto à lógica, validade ou profundidade desse tipo de pensamento. Cada indivíduo vive sua vida e, dentro dos limites de seu direito, exerce sua liberdade de escolha como bem entender. Enfim, compra o que desejar pelas razões que desejar.
Agora, é eticamente correto que se estenda esse pensamento a um ser vivo, transformando-o também em mais um produto a ser comercializado? É certo transformá-los em objetos e classificá-los através de "marcas" que inevitavelmente estabelecerão que alguns são mais valiosos ou desejáveis do que outros?
Existe bondade ou mesmo um pingo de lógica em buscar "preservar a pureza da raça" quando se sabe que muitos animais ou seus descendentes, principalmente entre os que não se enquadram nesses padrões de pureza, sofrem e sofrerão ainda mais por conta das conseqüências da massificação de uma filosofia dessas?
Amor é a palavra correta para definir o sentimento de alguém em relação a um animal quando grande parte desse sentimento está baseado em características físicas, possibilidades de lucro ou status social?"
Texto de Davison Lampert
___________________
(Há tempos queria postar este texto, mas nunca lembrava. Aí está...para pensar rs)
*Não pedi "permissão" para postar, mas como dei o crédito ao autor e copiei o texto de uma comunidade do orkut de conteúdo público (Cuidando de Gatos), acredito que não tenha problema. ;}
Ziggy
-
*Idade aproximada:* 2 meses
*Temperamento:* brincalhão, ativo e divertido. É muito sociável com outros
gatos e pessoas, o que tornará a adaptação à nova c...
Há 7 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário