quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Arranhador feito em casa

Quer fazer um arranhador para seu gato e ainda ser ecologicamente correto reaproveitando materiais que iriam parar no lixo? Então comece a guardar caixas de papelão!
.
"Roubei" o post do site Reino d'almofada:
.
"Peguei essa ótima idéia de arranhador caseiro no Design Sponge. Além de ser super útil e simples, é uma forma de reaproveitar materiais. Tudo que você precisa é um bom estilete, régua, caixas de papelão (de diferentes tamanhos e tipos) e material para fazer o acabamento. O resultado depende da sua habilidade manual e criatividade.
- Escolha uma altura para o arranhador (a da foto é de aproximadamente 10 cm)
- Meça e corte o papelão em tiras com a mesma largura. Corte de modo que as nervuras internas do papelão fiquem no sentido horizontal.
- Comece enrolando as faixas, dobrando a cada ondulação. O Papelão vai enrolar naturalmente.- Enrole uma faixa de modo que fique bem apertada e prenda com a fita crepe. Esse será o núcleo do arranhador.
- Adicione uma nova tira e prenda com dois pedaços de fita. Escolha qual lado ficará para cima e certifique-se de que ele fique regular.
- Prenda cada nova tira no final da anterior e mantenha o rolo bem apertado.
- Faça o acabamento com papel de presente, papel de revista, plotter adesivo, tecido, etc…
- Coloque no chão e chame seu amigo de unhas afiadas.
- Espalhe catnip (opcional) e torça para que seu gato goste!"
.
Para quem achar "pobreza" um arranhador feito de papelão, apresento uns modelos lindos no site mais bacana de móveis para gatos:
http://www.moderncat.net/2007/08/10/corrugated-creations-kittypod/
.
Não gostou mesmo? Tudo bem, tem outro aqui, tradicional (sisal+carpete ou pelúcia), com tutorial em inglês:
http://www.howtodothings.com/pets-animals/how-to-make-a-sisal-rope-cat-scratching-post
.
Outro, mais simples, para colocar na porta:
http://www.marthastewart.com/article/door-cat-scratcher?autonomy_kw=cat%20toys&rsc=header_32

Mais um modelo simples, de sisal e MDF, com tutorial em português, feito pela Van Maia: http://www.youtube.com/watch?v=co_TmQm9Z18

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤
.
Brinquedos para fazer em casa:
.
casinha de papelão (os gatos adoram!)
.
penas de feltro
.
ratinhos com catnip
.
peixinhos com catnip
.

5 comentários:

Dignicats disse...

Oi Cass! Adorei a idéia do arranhador e vou fazer um. Depois te conto. Sobre o Julinho, obrigada pela força. Realmente, está sendo muito difícil chamar os resgatos e não vê-lo vindo correndo ao meu encontro... Fazer a "vistoria" no quintal e não vê-lo deitadinho embaixo do arbusto... Foi um baque muito grande. E o "se" não para de me atormentar... Obrigada novamente pela força.

Unknown disse...

Meu Leozinho, um siamês atentado já acabou com um sofá. comprei outro e preciso fazer com que ele aprenda a arranhar outra coisa. Tentarei esse modelo. Obrigada pela dica.

Luana
Ribeirão Preto- SP

Me Adota? disse...

Luana, vc já ouviu falar num tecido para forrar sofá chamado "Acquablock" (da Karsten)? Ele aguenta bem as "unhadas" dos gatos e não gruda pelo (pesquise no orkut!). Não é infalível, mas é mais durável que os outros, para quem tem gatos em casa. Fica a dica. ;)

karinbertioga disse...

Tenho 20 gatos... eles realmente gostam muito dos móveis de casa (que por sorte são de dormentes de trem...) mas mesmo assim é gato demais para móvel de menos, vou fazer alguns desses arranhadores, e aproveito para dizer que realmente o aquablock é ótimo, fiz a besteira de colocar corino novamente no sofa mas já vi que não vai durar... volto pro tecido em breve...rsrsrsrsrsr
Legal seu site, já salvei em favoritos!

Me Adota? disse...

Aqui nem o Aquablock sobreviveu rs. Eu li por aí que um tal de "ultrassuede" é bem resistente, mas imagino que grude muito pelo, por ser tipo uma camurça sintética.