sábado, 28 de novembro de 2009

Bad, bad kitty!















..Gatos X sofás
.Arranhar é um comportamento natural dos gatos, exatamente por isso não há nada que você possa fazer para impedir. Seria o mesmo que tentar proibir o animal de se lamber para cuidar da própria higiene. Sim, há formas de minimizar o estrago na decoração, mas você também precisa ceder.

“Não é correto esperar que os animais de estimação simplesmente se adaptem à nossa vida e à nossa casa. Eles possuem diversas necessidades e devemos tentar respeitá-las e tolerá-las. Caso contrário, acabaremos por nos irritar com as atitudes deles e o bem-estar geral poderá ficar prejudicado. Portanto, prepare-se para alguns estragos e para mudanças - pelo menos parciais - na decoração da sua casa!” – Alexandre Rossi

Mas por que o gato arranha objetos?

"Manicure" - para afiar e retirar pedaços soltos das unhas.
“Este lugar é meu” – para demarcar território. Ao arranhar o gato deixa marcas visuais e seu cheiro no objeto.
"CatYoga" – o gato crava as unhas nos móveis para se alongar (especialmente após uma soneca), para se exercitar, aliviar frustrações e, por fim, porque é bom (para ele, claro)!

Dicas preciosas

Bater não adianta - seu gato não vai entender o tapa que levou do ogro, com mais de 10 vezes o seu peso, por arranhar o sofá/tapete novinho e caríssimo. Agressão física só vai fazer com que o animal perca a confiança em seu "humano de estimação" e deixe para arranhar os móveis quando o covarde não estiver por perto.

“Podemos criar situações punitivas nas quais o susto ou o desconforto sentido pelo gato não seja associável conosco. Há duas vantagens nessa estratégia. Uma é aumentar as chances de o gato não arranhar a mobília quando estamos ausentes. A outra é evitar que ele fique com medo de nós. Uma situação punitiva desse tipo é obtida com a aplicação de pedaços de fita adesiva de dupla face sobre objetos. Os gatos odeiam arranhar superfícies grudentas.” - Alexandre Rossi

* Se a fita adesiva não funcionar, tente sprays educadores como o Pet Away, por exemplo.

Você não pode forçar seu gato a amar o novo arranhador - tenha paciência e torne o arranhador mais atraente espirrando um pouco de catnip nele, oferecendo petiscos e estimulando brincadeiras no local.

Comprando o arranhador certo - antes de escolher o arranhador, observe atentamente seu gato para descobrir se ele prefere arranhar na vertical (sofás e cadeiras) ou na horizontal (tapetes) e qual seu material preferido (tecidos ou madeira). Também é importante que o arranhador seja pesado o suficiente para não balançar ao ser "atacado". É exatamente por este motivo que 10 entre 10 gatos preferem o sofá. :)

“Leve em conta que alguns gatos gostam mais de arranhar superfícies verticais do que horizontais. Já outros apreciam variar. E quase todos preferem arranhar objetos bem firmes. Por isso, escolha arranhadores grandes ou que possam ser fixados. Aos poucos, substitua os modelos não usados pelos mais apreciados. E lembre-se: as preferências podem variar com o tempo.” - Alexandre Rossi

O local faz a diferença - não adianta comprar o melhor e mais caro arranhador do mercado, escondê-lo no fundo da área de serviço e esperar que o gato desista do sofá. Use o cérebro!

“Prepare-se para mudar o visual da sua casa ou para se conformar com mobílias arranhadas! A chance de o arranhador se tornar irresistível para os gatos (e ganhar a concorrência com o sofá e demais objetos) aumenta se for posto em posição estratégica. Um local preferido pelo gato é aquele onde ele costuma tirar sonecas, já que ele aprecia se espreguiçar e arranhar ao acordar. Outro local é aquele que fica entre ambientes diferentes - os gatos preferem demarcar limites de território. Por exemplo, entre a sala e o quarto. Procure testar outros locais e veja se o gato os aprova.” - Alexandre Rossi

E se nada funcionar?
Capas para os sofás ou tecidos "antigatos" para reformá-los podem ser a solução! 

Tecidos resistentes e de trama fechada
"Qualquer que seja seu animal de estimação, é possível achar soluções para que ele conviva de forma harmônica em casa, sem causar grandes estragos. O decorador Roberto Negrete que o diga "tenho persianas, sofá de lona com capa de brim e tapete de sisal: minha gata se diverte sem estragar nada". Segundo ele, qualquer tecido que possa ser perfurado pelas unhas dos bichanos terá mais facilidade em esgarçar, então é melhor evitar. Nas cadeiras da mesa de jantar, poltronas e sofá, uma capa de brim, sarja, ou qualquer outro tecido grosso podem proteger o estofado, mas é preciso ficar alerta." 


"No apartamento do arquiteto Antonio Ferreira Jr., a estilosa gata preta, Sofa, e o discreto tigrado, Chiquinho, passeiam livres e com segurança garantida. 'Instalei telas em todas as janelas, medida essencial para evitar que eles sofram quedas ou escapem e se percam'. E, como os bichanos têm a necessidade natural de afar as unhas, o arquiteto também fca atento à sobrevivência de seu sofá. 'Ofereço a eles arranhadores apropriados, mas, para garantir, escolho e recomendo tecidos resistentes e de trama fechada para os estofados, como camurça sintética, lona e veludo cotelê.'”
.
Acquablock
O tecido impermeável da Karsten ficou famoso entre os cat lovers por ser mais resistente ao estrago causado pelas unhas afiadas dos bichanos. Outra vantagem do tecido é não ser um "ímã" de pelos.
________

Figura: print screen do vídeo "Simon's Cat - TV Dinner"

.................................................................................
Gostou do texto e das imagens, resolveu copiar e postar em outro lugar? Seja civilizado e cite a fonte. Não deixe de ler: Lincença de uso 

Um comentário:

Mari Figueiredo (Camera Cine) disse...

parabens pelo blog ^^

vou te seguir ... depois passa no meu blog e me siga também!

bjos!
;*