sábado, 21 de agosto de 2010

A polêmica da vacina antirrábica

"A gata siamesa Nina, de 3 anos, dormiu quase 40 horas depois de ser vacinada" - G1

"Em apenas dois dias, 567 cães e gatos vacinados em São Paulo apresentaram reações, 38% delas consideradas graves, como cansaço extremo, falta de apetite, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias" - Ultimo Segundo

"SP suspende vacinação contra
raiva após morte de ao menos dez animais
" - R7

"é muito chato dizer isso para quem é o tutor do bichano, mas podem ocorrer óbitos em 0,01% a 0,03% dos casos, particularmente em felinos, mais sensíveis à fórmula" - ANDA o.O

E duvido muito dessa estatística, já que não se fala em outra coisa no Orkut e Twitter. São muitos (muitos mesmo!) relatos de animais com reações graves após a aplicação da antirrábica na campanha.

Você sabia...
.
- que um animal só deve ser vacinado se estiver saudável? Como o Zé das Couves que apRica a vacina na campanha do Governo saberá identificar se seu animal está ou não apto a receber a vacina e formar os anticorpos contra a doença esperada?

- que na clínica o veterinário deve examinar seu animal antes de vaciná-lo? E que esse "miniexame", cujo preço já está embutido no da vacina e é um DIREITO do cliente, deve incluir, no mínimo, auscultação, aferição de temperatura e palpação de linfonodos? (fonte: twitter cachorro_verde)

- que a aplicação da vacina é subcutânea e não intramuscular como a aplicada pelo Zé das Couves na campanha? (vários relatos no orkut e twitter sobre gatos que receberam a vacina intramuscular na campanha!)

- que por causa do risco de formação de fibrossarcoma em local de aplicação, felinos devem receber a antirrábica na pata? E que é norma entre veterinários atualizados aplicá-la na pata traseira direita? Onde será que o Zé das Couves apRica? Onde "der na telha"?

>> Esquema dos locais de aplicação (com fotos, mas em inglês): Pet Education
>>
Sarcoma de Aplicação em Felinos

- que a única preocupação do Governo é, obviamente, com a saúde pública, já que a raiva é zoonose? Quem deve se preocupar com o bem-estar do seu animal é VOCÊ!

- que a vacina antirrábica em clínicas particulares custa, em média, 25 reais (e seu animal ainda ganha uma miniconsulta)? E que se você não dispõe de 25 reais para gastar com seu pet, não deveria ter animais de estimação?

- que a antirrábica confere imunidade por bem mais de 1 ano?

>> Leia mais sobra a duração das vacinas: Vacinar: Com quais e quando?

Vacinar ou não, eis a questão!

Em relação à antirrábica da campanha, a resposta é meio óbvia, né? Mas em clínicas particulares, a resposta é...bom, leia os artigos abaixo, se informe, questione, converse com seu veterinário de confiança, forme sua própria opinião e decida o que é melhor para o SEU animal. ;)
___
Leia, leia, leia!
Reflexão sobre as mortes de cãe e gatos na campanha de vacinação

Polêmica das vacinas
Vacinação consciente de pets
Vacinação - tempo de mudanças
Estamos vacinando demais?
Vacinação anual é mesmo necessária?
Malefícios da vacinação excessiva de cães e gatos
Vaccination
___
Obs: as fotos nos links "Zé das Couves" me deixaram horrorizada! Como alguém pode expor seus animais de estimação a isso apenas para economizar uns trocados, pelamordequalquercoisa!! Sabe como a veterinária dos meus filhos peludos aplica a vacina? Fazendo carinho, numa sala toda fechada (à prova de fugas!). E apenas depois de dar uma geral neles, que inclui tudo o que foi citado acima (sobre a miniconsulta). Vacinar com um veterinário de verdade, numa clínica segura, vale cada centavo, garanto!
____

Foto
____
Atualização em 01/10/2010: novas diretrizes do WORLD SMALL ANIMAL VETERINARY ASSOCIATION (WSAVA) sobre vacinação de cães e gatos: http://www.wsava.org/PDF/Misc/VaccinationGuidelines2010.pdf

.................................................................................
Gostou do texto e das imagens, resolveu copiar e postar em outro lugar? Seja civilizado e cite a fonte. Não deixe de ler: Lincença de uso

2 comentários:

Amor & Miados disse...

o arthur sempre deu trabalho para vacinar. acho que só não reclamou uma vez, mas depois que passou pelo trauma de ser apedrejado enquanto ainda morava nas ruas, tornou-se ainda mais arredio com as pessoas, incluindo a vet que cuida dele com carinho desde 2007. agora aprendemos que a melhor saída é enrolá-lo cuidadosamente em uma toalha e ela, em absoluto silêncio, aplica as vacinas.
fizemos isso da ultima vez e ele nao deu um trabalho sequer, só nao entendeu o que havia acontecido heheh

minha primeira gata em 1997 foi vacinada em campanha e eu voltei para casa cheia de arranhões e com uma gata sangrando horrores pq o imbecil aplicou a vacina errada

gatos sao animais muito estressados, fugas, brigas e até mesmo ataques cardiacos devido ao stress acontecem. os donos devem levar isso em consideração para o bem estar de seus bichinhos

Me Adota? disse...

Pois é! Meus gatos já ficam estressadíssimos só de sair de casa (na caixa de transporte, de carro) pra ir à clínica, imagina então numa campanha, sendo vacinados ao ar livre, com mil pessoas falando em volta, mil cães latindo! Nossa, de jeito nenhum!!
Eu entendo que pessoas muito pobres ou que resgatam muitos animais aproveitem a campanha, mas quem tem 1 ou 2 gatos apenas e de pobre não tem nada, leva na campanha pq??