quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como eles crescem rápido!








Ontem a família fez uma visita à clínica e deixou todos que estavam na sala de espera completamente encantados.

A criançada foi examinada (e apertada) pela tia Mariana, que confirmou nossa suspeita de que o Gael, único menino do harém, tem um pequeno "defeito de fábrica" nas patinhas traseiras (elas são meio tortinhas). Segundo a vet especialista em felinos, não é nada grave. Gael consegue fazer tudo que suas irmãs fazem, como mostram os vídeos (links abaixo).
.
Mamãe Bardot foi testada para FIV/FeLV e o resultado foi NEGATIVO! Isso significa que todos os filhotes podem ser considerados negativos também, o que é um alívio (ufa!). :D
.
Os bebês já estão começando a comer ração seca e já aprenderam a usar a caixinha de areia.
A Mamãe será castrada antes da doação. Os filhotes só poderão passar pela cirurgia de castração após completarem 3 meses de idade (vet que castre antes disso aqui non ecziste!).
.
Mais fotos e vídeos no Flickr e Youtube.
.
*atualização em 24 de fev:
-Dakota, Gael e Scarlett partiram hoje para seus novos lares.
-Natalie está reservada e talvez (espero!) vá para sua nova casa na próxima semana.
-Mamãe Bardot e Kirsten continuam para doação (sem nenhum interessado até o momento). :(

26 comentários:

Unknown disse...

A tia Mariana é a Mariana Moura da Pet&Vet? Ela é a vet da minha Mia! Não sei se você sabe, mas deixaram duas caixas com filhotes na porta da clínica e eles estão lá para adoção, estive lá na terça pra castrar a minha Mia e fiquei brincando com eles, vontade de levar todos para casa!
A Natalie é fofa demais!

Me Adota? disse...

Sim, ela mesma :). A Mariana é a vet oficial dos nossos (meus e da minha irmã) gatos e resgatos.
Sempre abandonam gatos e cães na clínica (as pessoas são folgadas, né?), mas eles sempre conseguem doar entre os clientes e funcionários.
Filhote é uma delícia mesmo. Quando eu vou na casa da minha irmã, onde os bebês estão, não sinto vontade de sair do "quarto de hóspedes". Tudo o que eles fazem é engraçadinho, até usando a caixa de areia eles são fofos rs.

Unknown disse...

São fofos demais mesmo! Eu tenho pensado em adotar uma irmãzinha para a Mia, mas confesso que essa castração me traumatizou um pouco, o pós-operatório tá muito cansativo. Não sei se é assim mesmo ou se eu que tô tensa, pq eu tô de férias e a deixo solta no meu quarto e sala, mas fico andando atrás pra impedir de pular. Ou seja, minha coluna já tá pedindo arrego! Também achei o tamanho do corte meio grande (5 pontos) e depois li na comunidade (gatos - manual de instruções) sobre a técnica do gancho. Você castrou seus gatinhos na Pet&Vet? Eu castrei lá por causa da Mariana, apesar de o Alexandre ter feito a cirurgia, mas agora tô meio cabreira, pensando se devia ter procurado melhor algum vet que fizesse uma cirurgia meio invasiva. O que você acha?

Me Adota? disse...

Será que vc não está tensa por ser "marinheira de primeira viagem" (é sua primeira gata, né?)e tb por dar ouvidos àquelas gateiras histéricas que povoam o orkut rs? As comunidades sobre gatos são úteis para divulgar a Posse Responsável, mas tem que ligar o senso crítico ao ler os tópicos. Pontos não se rompem com tanta facilidade, não. Vc pode deixar a gata andar, subir no sofá, na cama. O desconforto que ela sente já serve como "freio" para as artes. É só ficar de olho para ela não roer os pontos. E em uma semana, se tudo correr bem, o corte estará tão sequinho e cicatrizado que vc poderá sair de casa sem preocupação. Tb não tem problema retirar os pontos em 15 dias. A Mariana certamente fez isso para checar pessoalmente a recuperação da Mia.

Eu acho o pós-operatório de castração tão tranquilo! Só é ruim nas primeiras horas quando a cirurgia é feita com anestesia injetável, pq o gato demora para voltar ao normal, parece que tá bêbado, fica enjoada, faz cara de coitado, dá pena. Eu não costumo colocar roupinha nem colar nos meus gatos. Tb não tranco ninguém no quarto ou banheiro ou impeço de andar normalmente pela casa. E nunca tive qq problema com pontos rompidos ou inflamados e olha que eu já cuidei do pós-operatório de muitos!

Realmente o corte de gatas castradas com a técnica do gancho é mínimo, mas será que vc não estaria tensa com a recuperação da mesma forma? :)

Lin Labbe & Família Gato. disse...

Lindissímos filhotes, mãe e nomes da galera.

Eu querooooooooooo !!!

Beijos para vcs duas e para a família da Bardot.

Me Adota? disse...

hahaha...é só escolher, Lin! Pra vc eu doo sem entrevista e a família inteira até! :P

Lin & Família Gato. disse...

E de vc eu adoto sem me preocupar com nada pq o trabalho pesado (preocupação com testes e a saúde) não existe.

Vamos ver como progridem as nossas negociações !!!

Me Adota? disse...

É, nós somos chatas pra doar (e somos extremamente criticadas por isso - pelas costas, claro, pq ninguém tem "cojones" pra falar isso na minha frente rs), mas somos mais chatas ainda com a saúde dos resgatos que doamos. Acho que é uma troca justa, né?

Ok, combinado. ;)

Unknown disse...

Com certeza eu tô tensa por ser marinheira de primeira viagem, é a minha primeira gatinha sim e, apesar de eu ter duas cachorras (que ficaram com a minha mãe quando me casei, pq ela fez toda uma chantagem emocional sobre como ficaria sozinha e me impediu de ficar com elas. rs.), eu nunca fiz tudo tudo sozinha como agora, já que a minha mãe também participava. Ou seja, tô sim tensa e não sei diferenciar as gateiras histéricas das pessoas normais. rs. Eu tava deixando a Mia no meu quarto e na sala e pretendia deixá-la no meu quarto semana que vem, quando volto a trabalhar, mas hoje de manhã acordei com a roupinha dela manchada de marrom, ou seja, sangue, né? Liguei para a Mariana quase tendo um treco e ela disse que, diante da minha descrição, pode ser granuloma, mas que não é algo preocupante, pra eu passar merthiolate e ficar observando e que estando o comportamento da Mia normal, deixar para levá-la na segunda apenas, quando a ela está lá. Já troquei a roupinha e passei merthiolate duas vezes hoje (comprei 3 roupinhas na Pet Home) e farei isso novamente mais pra noite, antes de dormir. Espero que não a roupa não apareça manchada novamente, seria sinal de uma melhora, né? Você já passou por isso? A Mia foi castrada com anestesia inalatória e até agora não tentou tirar os pontos, só deu umas lambidinhas por cima da roupa, mas bem rápido, nem precisei impedi-la, ela logo parou. Só essa questão da secreção com sangue tá me preocupando agora... Ai, ai, haja coração! =)

Me Adota? disse...

Que coisa...eu nunca castrei fêmeas na P&V, mas o Alexandre castrou alguns machos, amputou a pata de um gatinho e retirou o globo ocular de outros 3 e eu nunca tive problemas no pós-operatório.

Eu achava tb que vet bom usava a técnica do gancho, o resto era desatualizado/incompetente, mas soube recentemente que na Gatos&Gatos, aquela clínica famosa e respeitadíssima em Botafogo, as vets não usam essa técnica e fazem um "rombo" nas gatas, a explicação, segundo uma amiga minha, é que assim podem ver o interior do animal e "consertar" qualquer problema (tumores, aderências, etc).

Mas fique calma, se sua gatinha está esperta e se alimentando normalmente, não deve ser nada grave.

Lin disse...

Fernanda,
Lí aqui as suas preocupações e, por experiência, resolvi escrever algumas coisas:
A primeira gata que castrei, fiquei tão preocupada quanto vc. É normal, mas vc se acostuma.

Você comentou que encontrou uma secreção ou marquinha marrom na roupa cirúrgica é isso? Se for algo discreto é normal, já encontrei na toalha que a gata estava dormindo (não uso roupinhas).
A gatinha está sem febre, comendo, sem sinais de dores ou vômitos?
O corte está sequinho e sem vermelhidão em volta?
Caso essas respostas sejam negativas vc está só preocupada mesmo. Coisa de mãe...
Boa sorte !!!

Unknown disse...

Poisé, do jeito que é colocado na comunidade, parece que quem não usa a técnica do gancho é, no mínimo, desatualizado, o que eu confesso que me deixou mais nervosa após a cirurgia. Já escutei falar na Gatos&Gatos, mas não sei se faz muito sentido essa colocação, é comum vets acharem tumores durante uma cirurgia? Eu achava que não ou que, ao menos, dependesse da idade do gato. Enfim, agora já tá feito, né? Só tenho que cuidar da Miazoca e tentar não ficar tão apreensiva. Fiquei mais tranquila com o seu relato de que deixa seus resgatos soltos e nunca nada aconteceu, eu ficava preocupada com cada pulinho que ela dava e não tenho coragem de deixá-la presa num banheiro, ainda mais nesse calor desumano que tá fazendo!

Lin, obrigada mesmo pelo seu relato, ser mãe de primeira viagem é difícil pra mim. E sou mãe de primeira viagem mesmo, pq nem tenho filhos humanos. rs. Ou seja, minha atenção é toda da Mia. =)

Eu não achei o corte sequinho não, mas não está vermelho também, só saiu essa secreção marrom que me deixou preocupada e uns pontinhos vermelhos que parecem uns coágulos, sabe? Mas esses pontinhos vermelhos eu limpei com gaze e saiu. Claro que isso por si só me preocupou, mas o que me chamou a atenção também foi o fato de que ONTEM e ANTEONTEM estava tudo sequinho, entende? Eu só tinha visto essa secreção antes logo após a cirurgia, na própria terça, então, achei anormal que depois de dois dias de corte sequinho ela reaparesse, sabe? Associei logo com o fato de que ela tá mais ative e fiquei com medo de algo internamente estar errado. No entanto, o comportamento dela tá normal, tá comendo, bebendo água, usando areia, dormindo de tarde e ficando mais atacada de noite e de manhã bem cedo. Eu só notei que a secreção existia hoje de manhã cedo pq ela deu um miadinho de dor quando eu a peguei no colo encostando no lugar da cirurgia (o que não estava acontecendo até ontem).

Você acha que eu tô só preocupada mesmo? A Mariana, que é um anjo e em breve não vai mais atender meus telefones rs, pelo que eu relatei, acha que, no máximo, é um granuloma, o que ela disse que não é complexo e pode acontecer mesmo, mas disse que pode ser só secreção normal mesmo. Enfim, vou levá-la lá na segunda, se nada excepcional acontecer amanhã, como indicou a Mariana,

Obrigada pela ajuda meninas!

Beijos!

Me Adota? disse...

Se é comum encontrarem problemas durante a cirurgia eu não sei, nunca lembro de perguntar pra Mariana pq lá na G&G eles não usam a técnica do gancho, mas certamente não é por incompetência ou desatualização, já que algumas das melhores vets do Rio trabalham lá. No caso dos outros vets, já é outra história rs.

Boa sorte com a Mia. Depois dê notícias da recuperação dela.

Anônimo disse...

Meninas, levei a Mia na Mariana na segunda e ela viu que alguns pontos romperam! Felizmente, o corte já tava bem juntinho e ela disse que não precisaria dar mais pontos, só me disse pra passar fibrase de 12 em 12h até a próxima segunda e retornar pra que ela checasse como tá a cicatrização. =/
Espero que até segunda ela já possa tirar os demais pontos e tirar a roupinha, mas a Mariana acha que vai deixar a roupinha mais um tempinho. Durante essa semana, enquanto eu sai pra trabalhar, a Mia ficou com roupinha e com o colar, que dó da minha bichinha. Quando eu chegava em casa, ela fazia um escândalo de felicidade, acho que era pq ela sabia que eu tiraria o colar. hehe Enfim, vai ficar tudo bem, né? =)

A Natalie ainda não está reservada? Não creio, ela é a mais lindinha de todas!

Me Adota? disse...

A Mia roeu os pontos? Pelo menos não está inflamado, né? Isso é bom.

A Natalie ainda está esperando seu "humano de estimação" aparecer rs. Tb ainda não apareceu ninguém para a Bardot, que é linda e para a Kirsten, que tem uma cara de coitadinha (só a cara, é tão arteira qto os outros) que desperta totalmente meu lado "Felícia".

Anônimo disse...

A gente acha que ela lambeu os pontos por cima da roupinha e por isso eles romperam, mas não tá inflamado não. Na terça, ainda saiu um pouco de sangue, mas a Mariana disse que seria assim mesmo, que ela preferia não dar mais pontos, deixar abertinho mesmo, mas tomando antibiótico e passando fibrase. Percebi durante a semana que alguns pontos caíram, mas não por ela ter lambido nem nada, pois já tá bem cicatrizado no lugar, tá bem sequinho. Acho que a Mariana deve tirar os pontos que ficaram na segunda e falar pra deixá-la com a roupinha mais uns dias. =)

Me Adota? disse...

Só se ela puxou os pontos com roupinha e tudo, pq só de lamber não arrebentaria (se arrebentasse só com lambida, o Alexandre mereceria um belo puxão de orelha rs). Bom, o importante é que ela está bem e que na próxima semana acaba a preocupação, né? :)

Unknown disse...

Marquei com a sua irmã hoje, tô só aguardando a ligação dela! O enxoval da Natalie tá pronto aqui! =)
beijo!

Me Adota? disse...

Eu sei. Nos veremos mais tarde. ;)

Anônimo disse...

Tem que atualizar esse status aqui! =p
:)

Me Adota? disse...

Atualizei no novo post! :P
Como está a adaptação aí?

Anônimo disse...

Tá tudo ótimo! As duas andam juntas o tempo todo, já dormem juntas também e a Mia já tá dando banho na Nat, que não é nem um pouco tímida e fica se aninhando na Mia pra receber lambidinhas. Vou tentar registrar o grude delas ao acordar e te mando fotos! Mais uma vez fui "rejeitada" e as duas dormem em cima de Pedro praticamente. rs. A Nat em cima da Mia e a Mia nas pernas ou no travesseiro dele. São lindas demais!

Me Adota? disse...

Que bom!!! Imagino que a Mia, que era filha única, adorou o "brinquedinho novo" rs. Agora ela vai ter companhia quando vcs estiverem trabalhando.
Depois manda as fotos, sim. Se vc permitir, eu posto no blog (é bom para incentivar os "pais" de bichanos solitários a adotarem um "irmãozinho" pra eles).

Anônimo disse...

Claro, mandarei mais fotos sim! Se você quiser, você pode publicar aquelas que eu te mandei ontem. Nem eu imaginaria que em apenas 3 dias as coisas estariam assim, se eu soubesse disso antes ... Mas as coisas devem acontecer no seu tempo, né? Na verdade, eu tava esperando pela Nat e não sabia. ;)

Raiane disse...

Poxa, eu me apaixonei pela Natalie e pela Scarlett ai eu tenho a triste noticia que foram adotadas :( a bardot é uma fofa e a kirsten também, pensando seriamente em adotar uma das duas!

Me Adota? disse...

De triste a notícia não tem nada! :P
Bardot e Kirsten são tão fofas quanto as outras "filhotas" e serão castradas em breve (antes da doação).