![]() |
Devolva meus clientes, Google! |
Proprietária irresponsável e desinformada num fórum de discussão por aí:
"tenho uma gata, com idade de 17 anos. A mesma há duas semanas atrás, vem diminuindo seu apetite a cada dia mais. Ontem , p/ curtar a história, peguei ela, como sempre, no colo, para verificar seu ultimo dente, que achei que era o causador da "pouca" apetite, mas... verifique q ela está toda AMARELA, barriga, lingua, gengiva. Com isso, fiquei muito preocudada, mais do que ja estava. Gostaria de saber, que existe alguma doença, q deixa um felino assim AMARELO e com quase sem apetite? ou será falta de vitamina? Grata! ( a mesma ja perdeu por volta de uns 2kg 1/2 =ou -)" (sic)
Começaram a surgir as respostas óbvias de sempre: "leve a gata ao veterinário!", "se perdeu tanto peso e está amarela, só pode estar doente" (duh). Ora, a pessoa está, há duas semanas, observando de camarote a gata definhar, mudar de cor e não procurou ajuda veterinária ainda, digitar respostas óbvias será que vai adiantar? Não seria mais produtivo mostrar a real gravidade da situação, explicando quais as possíveis causas e a consequência (a gata morrer)? Pensando assim eu postei artigos sobre lipidose hepática e causas de icterícia em felinos - nenhum deles contendo tratamento, apenas artigos superficiais. Aí aparece uma veterinária recém-formada - já famosa na tal comunidade por suas respostas estúpidas - e dá o coice: "Se ela veio no orkut procurar saber a 'curiosidade' sobre a gata e você fornece uma lista com as doenças que causam icterícia, vc realmente acha que ela vai levar a gata para uma consulta? Não! Dr. Google. E você facilitou muito o trabalho. Trofeu Jóinha pra vc!!", "Estudamos 5 anos para dar um diagnóstico e tem gente que fuça na merda do orkut e 'diagnostica e trata' em 5, graças a pessoas como vc". (sic) o_O
É, o "Dr Google" deve ser realmente uma ameaça para veterinários medíocres, desatualizados e/ou incompetentes. Ter que lidar com proprietários bem informados, críticos e exigentes e não poder mais permanecer confortavelmente em seus pedestais ("sim, dotô, tudo o que o sinhô mandá, dotô") deve ser amendrontador mesmo para alguns :). Bom, sinto muito informar, mas vocês nasceram na época errada...risos. Hoje em dia qualquer idiota tem acesso à internet e basta saber ler e escrever razoavelmente para "consultar" o "Dr Google". E se quiser usar o Google para tratar os animais por conta própria e evitar pagar consulta, é o que o irresponsável vai fazer, assim como fazia, antes da "era digital", ao "consultar" o "Dr Atendente" da casa de ração, ou seja, quem não quer pagar consulta, não vai pagar consulta e pronto. Não é culpa do Google. A informação não deve ser vista como uma ameaça. Veterinários não devem torcer para que os proprietários permaneçam "no escuro". É uma atitude burra em todos os sentidos. É desperdiçar energia numa guerra perdida. Não adianta chacoalhar o diplomazinho e falar palavrão na internet, mais inteligente seria gastar o excesso de tempo livre estudando, se atualizando, fazendo cursos de especialização. Veterinário competente não tem "medo" de proprietário bem informado, não tem medo de ser "trocado" pelo google (*risos*), não perde tempo em fóruns de discussão descarregando suas frustrações por quase não ter cliente e trabalhar por salário mixuruca em clínicazinha nos fundos de pet shop. Veterinário bom ou está estudando ou trabalhando ou aproveitando o pouquíssimo tempo livre que sobra para VIVER (imagina se a Heloísa Justen ou o Archivaldo Reche perdem tempo dando chilique em redes sociais, pq eles estudaram 5 anos mimimi e aí vem o google malvado e rouba a clientela deles mimimi). VÃO ESTUDAR!
Se a proprietária irresponsável lá de cima fosse menos desinformada, já saberia que gatos não devem ficar mais que 2 ou 3 dias sem comer ou correm sério risco de desenvolver lipidose hepática. A gata não teria ficado completamente amarela, não estaria correndo sério risco de vida. Um dono/guardião bem informado sabe que gatos dessa idade devem passar por check-ups regulares, que perder dentes não é "normal", mas sinal de doença periodontal e precisa de tratamento. O mesmo vale para quem perde gatas com piometra ou tumores de mama por não saber das vantagens da castração precoce ou dos riscos da aplicação de anticoncepcionais (muitas vezes indicados e aplicados pelos veterinários que AMAM proprietários desinformado$). Ou que aceitam a indicação de eutanásia para gatos com esporotricose, que tem cura. A lista de absurdos não tem fim.
Pesquisem, leiam, se informem! A ideia, obviamente, não é substituir veterinários pelo "Dr Google" (pelamordedeus!!), mas reconhecer os "sinais de alerta" (de que algo não está bem com a saúde do seu pet), saber diferenciar um veterinário competende de um medíocre e desconfiar de um diagnóstico ou tratamento errado.
"Proprietário bem informado é o principal defensor da saúde do seu animal"
________________________________
(não faço ideia de quem é a frase, se alguém souber, avise!)